Incontinência Urinária (IU)

Por definição, a Incontinência Urinária (IU) é o termo médico utilizado para definir os pacientes que apresentam perdas involuntárias de urina em suas atividades diárias, sejam diurnas ou noturnas. Pode afetar homens e mulheres, podendo vir a constranger a pessoa afetando suas atividades de vida diária (ADVs) e consequentemente sua qualidade de vida.

Trazendo vergonha e até o impedindo de realizar suas atividades preferidas como passeios e prática de esportes ou simplesmente o expondo a situações vexatórias. Por que ficar nessa situação se posso te ajudar com a Fisioterapia Pélvica?

Dentre as principais causas de perda urinária no homem são a deficiência esfincteriana após a prostatectomia radical (perda de urina após cirurgia para tratamento do câncer de próstata) e a bexiga hiperativa (contrações involuntárias de forte intensidade da bexiga que levam a escapes de urina).

incontinência urinária
incontinência urinária

Dentre os sintomas: A deficiência esfincteriana que ocorre classicamente após a prostatectomia radical se caracteriza por perdas urinárias relacionadas aos esforços, ou seja, perdas de urina quando o paciente tosse, espirra, pega peso ou faz alguma atividade física. Já as perdas urinárias relacionadas a bexiga hiperativa se manifestam de forma súbita, ou seja, o paciente apresenta uma urgência urinária e muitas vezes perde urina no caminho até o banheiro.

No Brasil a prevalência é de que 1 a 5% dos homens submetidos a prostatectomia radical apresentarão perdas de urina após a cirurgia. Este número vem diminuindo com o aprimoramento das técnicas cirúrgicas e do aperfeiçoamento da cirurgia minimamente invasiva através da robótica.  As perdas urinárias associadas à bexiga hiperativa por sua vez ocorrem em até 10% dos homens idosos.

Diagnosticando: A caracterização do padrão de perda urinária pode ajudar a distinguir entre a deficiência esfincteriana (perdas aos esforços) e a bexiga hiperativa (perdas relacionadas a urgência), entretanto muitas vezes o quadro clínico não é tão claro e as queixas podem se misturar. Na avaliação fisioterapêutica é possível detectar se há falhas no funcionamento do esfíncter uretral e músculos do assoalho pélvico. E, um exame complementar muito útil realizado pelo médico especialista é o estudo urodinâmico que ajuda a definir a causa da perda urinária também com muita precisão. Que pode ser solicitado pelo fisioterapeuta se julgar necessário ou solicitado e realizado pelo médico urologista.

O tratamento da incontinência urinária masculina por deficiência esfincteriana e por bexiga hiperativa em muitos casos pode ser resolvido através de fisioterapia pélvica para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, de modo que esses consigam segurar a urina. Entretanto, quando as perdas de urina se tornam mais frequentes, pode ser indicado pelo médico o tratamento medicamentoso e em alguns casos cirurgia.

Fonte: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/incontinencia-urinaria-masculina

  A Sociedade Internacional de Continência recomenda fisioterapia como padrão ouro no tratamento da incontinência urinária por esforço, por ser um método não invasivo, de baixo custo e sem efeitos colaterais para o paciente.

FONTE: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27772

Legal você saber que a fisioterapia pélvica é recomendada no período pré-operatório (preparo com fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico) e principalmente no pós-operatório (recuperação e fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico) para a prevenção/correção da IU masculina nos casos de cirurgia de PROSTATECTOMIA RADICAL (retirada total da próstata).

No caso da fisioterapia pélvica, após a avaliação é iniciado um plano de tratamento com uma força tarefa que envolvem a conscientização região genital do corpo, fortalecimento dessa região muscular (exercícios de cinesioterapia), treino de propriocepção e coordenação motora, educação sexual básica e aprendizado vitalício para a melhora e manutenção da sua vida.

É meu objetivo recuperar sua segurança ao conseguir urinar quando desejar/precisar sem uso de fraldas, te ajudar a realizar suas atividades de vida diária com prazer, confiança e tranquilidade.